top of page

Dicas para pais em tempos de pandemia

Queridos pais.

Você pode estar tendo a maior oportunidade da sua vida para INVESTIR na vida de seus filhos. Este tempo de isolamento + quarentena + férias + recesso + “home office” é único. É possível que nunca mais se repita.

Então, em vez de olhar para os problemas que isso tem causado, pensem nas OPORTUNIDADES que vocês têm.

Quero estimulá-los a investir na formação de valores na vida de seus filhos. Eis algumas sugestões.

Ensinem a eles o valor do trabalho

Aproveitem este tempo para realizarem juntos tarefas que não puderam ser feitas antes por falta de tempo. Jardim, pintura, pequenos reparos, limpeza, lavagem do carro são algumas dessas tarefas. Acrescente a isso as tarefas rotineiras, como arrumar a cama, lavar e secar louça, tirar o lixo, lavar o cachorro, arrumar o armário, ajudar a cozinhar – são tarefas que estão ao alcance dos pequenos (e dos nem tão pequenos!).

Criem uma rotina diária na qual as crianças tenham suas próprias responsabilidades. O trabalho é virtuoso, e os pequenos precisam aprender desde cedo. O ócio pode ser destrutivo para o caráter, o trabalho não.

Ensinem a eles a responsabilidade com o dinheiro

Este é um tempo em que todos nós precisamos ser muito prudentes e sábios nos gastos, pois não podemos estar seguros quanto ao futuro próximo. Uma das providências necessárias no presente é controlar e reduzir as despesas. As crianças – especialmente adolescentes – podem e devem nos ajudar nisso:

· Não deixar luzes acesas desnecessariamente;

· Não gastar os créditos do celular;

· Reduzir o tempo do banho;

· Usar o computador só o tempo necessário para estudos ou trabalhos;

· Etc.

Ensinem a eles a virtude da solidariedade

É tempo de sermos solidários, e não solitários. Há irmãos que precisam de nós, há pessoas que precisam de nós, há desconhecidos que podem precisar de nós. Envolva as crianças em ações de solidariedade, levando cesta básica para uma família, levando remédio para quem precisa, orando por irmãos que estão em necessidade, orando pela igreja e pelos amiguinhos.

Ensine a eles o valor da família

Além do trabalho em conjunto, ofereça oportunidades para o convívio familiar. Refeições juntos (desliguem a TV e o notebook e não esqueçam de deixar longe os onipresentes smartphones). Tenham um café da manhã divertido, com cardápios variados, um devocional em família e um tempo de oração pelo dia. O almoço pode ser preparado com o auxílio dos filhos, a mesa pode ser arrumada por eles, e o trabalho posterior realizado em equipe. Já para o jantar ou lanche da noite, criatividade (MacPapai, Pizza-Mamãe, Bolo-Kids, “Fulano-shake”, “Fulana-Corn”, etc). Terminem com um tempo de jogos e brincadeiras. Ah, e não se esqueçam de encerrar com um tempo de oração.

Uma sugestão: acesse https://forbes.com.br/colunas/2020/03/81-ideias-para-manter-seus-filhos-ocupados-durante-a-quarentena-do-coronavirus/ e aproveite algumas das 81 idéias. Se vocês usarem 1 por dia, terão sugestões para 3 meses...

Ensinem a eles o valor da fé

Os dias estão sombrios. As perspectivas não são muito boas. Talvez vocês estejam debaixo de pressão emocional, financeira, profissional. Então, aproveite para ensinar aos seus filhos como a fé nos ajuda a lidar com tempos assim. Ainda que alguns detalhes estejam acima da capacidade deles de entender, será inesquecível para eles saber que ajudaram papai e mamãe a superar tempos difíceis. Se forem envolvidos no processo, eles se sentirão valorizados e crescerão espiritualmente em meio às provações.

Demonstrem amor um pelo outro e por eles – NESSA ORDEM!

A maior segurança que podem dar aos seus filhos é um casamento firme e estável. Eles precisam saber que papai e mamãe se amam e estão firmemente comprometidos um com o outro. E também precisam saber que são amados e que não interferem na relação de vocês, mas a complementam.

Aproveitem esta enorme oportunidade para cultivar um ambiente de amor, solidariedade, sensibilidade e carinho dentro de casa.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page